50 pontos!! sabe-se que 3x - y = 12 e 3x+y= -6 . Assim, qual é o valor numérico da expressão 9x² - y² ?


sendo o polinômio a²b² - x², determine a sua forma ftoradabe o seu valor numérico dados ab +x = 7 e ab-x= 3

por favor expliquem

2
*fatorada e de ...

Respostas

2014-06-25T16:14:44-03:00
A melhor resposta!
2014-06-25T16:31:16-03:00
1º pergunta
________________________________________________

3x-y=12
3x+y=-6      ----------> VAMOS USAR UM SISTEMA DE EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU

_____________________________________________________________
     PARA RESOLVER ELA NÓS VAMOS USAR O MÉTODO DA ADIÇÃO.VEJA:
_____________________________________________________________

 3X-Y=12
+
 3X+Y=-6
_______
6X=6
X=6/6
X=1
___________________________________________________________________
EU SOMEI O 3X COM O 3X E DEU 6X. DEPOIS EU SOMEI O Y COM -Y Q DÁ 0. E NO FINAL SOMEI 12 COM -6 QUE DÁ 6. DEPOIS DISSO A CONTA VIROU UMA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU
____________________________________________________________________
O VALOR DE X É 1, PARA ACHAR O VALOR DO Y BASTA SUBSTITUIR O X POR 1 EM UMA DAS EQUAÇÕES DO SISTEMA.
________________________________________________________
VOU USAR A PRIMEIRA EQUAÇÃO.VEJA:
_____________________________________________
3.1-Y=12
3-Y=12
-Y=12=3
-Y=9  (-1)
Y=-9
_________________________________________________________
MULTIPLIQUEI POR -1 POR Q O Q ESTAMOS PROCURANDO É O VALOR DO Y E NÃO DO -Y
_______________________________________________________
AGORA PARA ACHAR O VALOR DE 9X²-Y² BASTA SUBSTITUIR OS VALORES.VEJA;
_________________________________________________________________
9.(1)²-(-9)²=
9.1-(81)=
9-81=-72
_______________________________________________________
RESPOSTA: - 72
_____________________________________________
                              2º PERGUNTA
_______________________________________________________________
FORMA FATORADA

 A²B² - X²=AB-X.(AB+X)
_____________________________________________

SE A FORMA FATORADA É AB-X.(AB+X) E AB-X=7 E AB+X=3 BASTA SUBSTITUIR OS VALORES.VEJA:
___________________________________________________

AB-X.(AB+X)= 7.3
7.3=21
_________________________________________________________________
RESPOSTA:FORMA FATORADA=AB-X(AB+X)
                  VALOR NÚMERICO=21
___________________________________________________________
ESPERO TER AJUDADO.BJS!

1 5 1