Respostas

2013-07-18T11:00:28-03:00
Nas eleições de 1930,havia dois oponentes disputando a presidência da República:
Júlio Prestes(ligado a Washington Luís,que governava ainda) e Getúlio Vargas(ligado ao grupo político opositor ao presidente,chamado de Aliança Liberal).

Porém,Júlio Prestes venceu as eleições e João Pessoa(candidato a vice-presidente de Vargas) foi assassinado por motivos particulares e Vargas usou isso como um pretexto para organizar uma revolta armada contra Washington Luís.

Essa ação armada resultou em uma revolução,derrubando o presidente Washington e fazendo Vargas subir ao poder em 3 de novembro de 1930.
7 4 7
Concordo. Mas os motivos que levaram Getúlio ao poder, para mim, foi algo maior. A insatisfação com a política do Café com Leite, a quebra da mesma, a busca por um poder maior por parte de outros estados, como Paraná e Rio Grande do Sul e finalmente o assassinato de João pessoa (como estopim) deram a Vargas seu lugar na presidÊncia.
Claro,diria que o assassinato foi a gota d'água.Porém,como após as eleições a situação ficou "calma",foi este crime que conseguiu virar o jogo a favor de Vargas.
A sim! entendo.