Respostas

A melhor resposta!
2014-06-26T11:54:21-03:00
Pronome Relativo : é uma classe de pronomes que substitui um termo da oração anterior e estabelece uma relação entre as duas orações . 
ex : nós conhecemos a dona da loja . a dona da loja morreu .
      nós conhecemos a dona da loja que morreu .
os variaveis são : o qual , a qual . os quais , as quais . cujo , cuja . 
os invariaveis : que , quem , onde .
2 5 2
2014-06-26T12:57:25-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Pronome relativo é usado quando você vai dar 2 informações sobre um mesmo assunto. O pronome serve para fazer a "amarração" da frase.

informação 1: você fez uma pergunta sobre pronomes.
informação 2: eu respondi a sua pergunta sobre pronomes.

Frase correta mas "enrolante":
você fez uma pergunta sobre pronomes e eu respondi

Frase cheia de COERÊNCIA graças ao pronome relativo:
Eu respondi à pergunta sobre pronomes QUE você fez.

Lista de pronomes na imagem em anexo :)

2 3 2