Respostas

2013-07-18T15:46:22-03:00
Sótopos: átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico) mas quantidade de nêutrons diferentes (portanto têm diferentes números de massa)

Isóbaros: átomos de elementos diferentes, portanto com números atômicos diferentes, mas com mesmo número de massa (não significa mesma massa atômica)

Isótonos: átomos com números atômicos e de massa diferentes, mas com mesmo número de nêutrons.

Lembre que Número de Massa - Número de Prótons(Número Atômico) = Número de Nêutrons
1 5 1
MUITOO OBRIGADO. MUITO ATENCIOSO(A). *-*
SOU menina :D , a photo não pareçe ser ?
Achei que pegou a foto no google. Então preferi não definir o sexo já que o nome n indicava nenhum. *-*
huuuum , mais a photo eu peguei no google sim , rsrs mais sou do sexo femenino meu nome é yngrid por isso que coloquei yndi entende?
AHH OK OK YNDI *-*
A melhor resposta!
2013-07-18T15:52:56-03:00
Dentro da química,os elementos tem número de massa,número de prótons e número de átomos e números de elétrons diferentes,o que os diferencia.Mas,alguns elementos podem ter algum desses números iguais.

Isóbaros: elementos que possuem mesmo número de massa;
Isótonos: elementos que possuem mesmo número de nêutrons;
Isótopos: elementos que possuem mesmo número de prótons(que é o mesmo que número atômico).

Isóbaros
O átomo do Argônio ( que é um tipo de gás) tem número atômico igual a 18 ( Z=18 ) e número de massa igual a 40 ( A=40). O Cálcio tem número atômico igual a 20 ( Z =20) e número de massa igual a 40. ( A =40). Estes dois átomos são Isóbaros, pois têm o mesmo número de massa ! ( A =40, nos dois átomos).

Isótopos
Agora , pense em dois átomos de Hidrogênio. O primeiro átomo tem número atômico igual a 1 ( Z=1) e número de massa igual a 1 , também . ( A=1).
Mas o segundo átomo de Hidrogênio tem número atômico igual a 1 ( Z=1) e o número de massa igual a 2 ( A=2).
Estes átomos de Hidrogênio são Isótopos , porque têm o mesmo número atômico.

Isótonos

O Boro tem número atômico igual a 5 ( Z=5) e número de massa igual a 11 ( A =11) . Se você fizer 11 menos 5 dará 6 , que é o número de nêutrons do átomo ( n=6). O Carbono tem número atômico igual a 6 ( Z=6) e número de massa igual a 12 ( A=12). Diminuindo 12 menos 6, encontraremos 6 . Então o Carbono, também ,tem 6 nêutrons (n =6).



1 5 1
Obrigada, muito bem explicado. *-*
Por nada,fico feliz que tenha ajudado.
*-*