Respostas

2014-06-26T14:50:28-03:00
O engenho era no ínicio apenas às instalações de moagem da cana-de-açúcar, com o passar dos tempos passou a ser o conjunto das propriedades açucareiras, a cana após colhida no terreno fazia-se uma queimada com técnicas de cultivo rudimentares, os escravos para trabalhar na terra usavam apenas enxadas, já que o arado era pouco usado.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-26T17:59:48-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
OBS:Não sei bem se vai ser um resumo,porém espero que mesmo se não copiar o mesmo que escrever,lhe sirva para entender sobre esses pontos.
Engenho era uma unidade de produção de açúcar na época do Brasil Colonial.Compreendiam as terram cultivadas ,instalações voltadas para a produção do açúcar (tipo a casa grande,senzala,moenda etc..)para a exportação.
Os engenhos foram criados para atender a demanda europeia,eram locais destinados a produção de açúcar ,a necessidade de mão-de-obra levou os donos dos engenhos à tentar escravizar os índios(porém sem sucesso),fazendo-os optar por trazer escravos da África.
Os jesuítas entram nessa história pelo fato de que quando os portugueses de início queriam escravizar os índios os padres jesuítas se opuseram o porque dessa oposição se dá ao fato de a igreja católica estava perdendo adeptos e por isso eles queria catequizar os índios,além de um desentendimento com os padres os senhores de engenho acabaram percebendo que os índios meio que não valiam a pena pois além de não possuir o hábito do trabalho eram sensíveis as doenças do homem branco e optaram então pelos negros que além de fortes possuíam experiência com a produção do açúcar.
Espero ter ajudado!
2 5 2