Respostas

2014-06-26T15:19:53-03:00

    Seis unidades geomorfológicas caracterizam, de leste para oeste, o relevo do território americano:
1.    Planície litoral atlântica ou planície atlântica
2.    Montes Apalaches
3.    grande planície central ou planícies do interior
4.    montanhas Rochosas
5.    planaltos intermontanos
6.    cordilheira costeira ou sistema montanhoso do Pacífico.

1 - Planície litoral atlântica. Compreende todo o litoral atlântico do país, do cabo Cod, ao norte, até a fronteira com o México, alargando-se à medida que avança para o sul. Recebe os sedimentos procedentes dos montes Apalaches, e suas altitudes máximas, em regra, não ultrapassam 200 m. Colinas e cristas bordejam o litoral dos estados do Texas, Mississipi e Alabama. Verifica-se a ocorrência de outros trechos acidentados na Flórida central e na maioria dos estados do sudeste. Há  pântanos e lagoas em pontos diversos do litoral da Virgínia, Carolina do Norte, Flórida e Louisiana. A essa região pertencem também as ilhas de Nantucket, Martha's Vineyard e Long Island.

2 - Montes Apalaches. A cadeia de montanhas dos Apalaches, que se estende por 2.500 km entre a fronteira canadense e o estado sulista do Alabama, é composta de planaltos e montanhas baixas. Cortada pelo rio Hudson (leste), tem seu ponto culminante no monte Mitchell (2.037 m), na região das montanhas Azuis (Blue Ridge), a sudoeste, na área montanhosa central.

3 - Planícies do interior. Compreendem as grandes áreas situadas entre as vertentes ocidentais dos Apalaches e as vertentes orientais das montanhas Rochosas. São áreas planas, embora o oeste do Mississipi-Missouri gradualmente ganham altitude ao se aproximarem do sopé das montanhas Rochosas. São subdivididas em planícies centrais a leste e grandes planícies a oeste. Em sua parte setentrional subsistem vestígios de glaciações quaternárias, como os grandes lagos. Ao sul, a costa do golfo do México e o baixo vale do Mississipi são planas e pouco acima do nível do mar.


5 4 5