Dom João VI, o rei de Portugal, transferiu a corte portuguesa para o Brasil e implantou mudanças na administração do território brasileiro. Entre elas, algumas relacionadas à educação. Sobre esta questão, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:

1. Dom João se preocupou em organizar uma administração voltada à centralização do poder e aos interesses do monarca. O ensino superior, que não existia na colônia antes de sua chegada, foi instalado.

2. O principal interesse em criar faculdades de direito, de medicina e de engenharia estava na manutenção da administração e no interesse de grupos que tinham acesso ao poder da corte no Brasil.

3. A formação superior no Brasil se restringia a um pequeno número de favorecidos. A maioria ligada a membros do poder.

4. Propagada por diversas províncias, a principal função da educação superior do período joanino (1808 a 1821) era garantir a formação de professores para a alfabetização dos brasileiros. Uma das principais metas do monarca português, que foi atingida, era erradicar o analfabetismo no Brasil.

ALTERNATIVASSomente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2013-07-18T22:41:18-03:00
1,2 e 3.
............................................../
1 1 1