Cuidado com as calorias!


Quem não gosta de doces? É bom lembrar que
comer também dá prazer, mas veja só: 100 gramas de maçã tem cerca de 65
quilocalorias e 100 gramas de banana tem cerca de 98 quilocalorias. Já 100
gramas de bolo de chocolate tem cerca de
450 quilocalorias e 100 gramas de chocolate tem 540 quilocalorias.


Se você consome mais calorias do que gasta,
o resultado pode ser a obesidade, entre outros problemas. Podem contribuir para
isso também o consumo excessivo de alimentos ricos em açucares e gorduras e a
falta de atividade física.

Apesar de serem muitos ricos em calorias, esses alimentos não possuem os
demais nutrientes ( vitaminas, proteínas, etc.) em quantidade adequada. O consumo
excessivo desses alimentos diminui o apetite sem satisfazer as necessidades
alimentares no individuo.

a) calcule quantas maçãs você teria de comer para conseguir a mesma quantidade de calorias que se encontram em 100 gramas de bolo de chocolate.
b) pelo que você leu no texto, porque a recomendação de não comer doces antes das refeições é importante?



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Respostas

2014-06-29T19:52:03-03:00

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a) calcule quantas maçãs você teria de comer para conseguir a mesma quantidade de calorias que se encontram em 100 gramas de bolo de chocolate.

Se
100 gramas de maçã tem cerca de 65 quilocalorias e 100 gramas  de bolo de chocolate tem cerca de 450 quilocalorias, o número de maçãs necessárias para fornecer a mesma quantidade de calorias de um bolo de chocolate será dada pela divisão:

Calorias de 100 gramas de bolo de chocolate =  450 ≈ 7 maçãs.
Calorias de 100 gramas de maçã                            65

Desse modo, com cada maçã apresentando 100 gramas de peso, seriam necessárias, aproximadamente, 7 maçãs para alcançar a quantidade de calorias de 100 gramas de um bolo de chocolate.

b) pelo que você leu no texto, porque a recomendação de não comer doces antes das refeições é importante?


Não é recomendado comer doces antes das refeições em razão de que diminuem o apetite, fornecendo, principalmente, calorias, sendo, no entanto, carentes em outros nutrientes necessários para o nosso metabolismo, como vitaminas e proteínas.

Bons estudos!
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