Respostas

A melhor resposta!
2014-06-26T16:27:01-03:00
A primeira coisa a se fazer é balancear a equação:
CaO + CO₂ -> CaCO₃
Ela já está balanceada, então não há o que fazer.
Agora vamos descobrir a massa de cada substância. No exercício diz que vamos utilizar apenas a massa do CO₂ e o CaO, então vamos calcular apenas a massa deles.
C = 12g/mol
O = 16g/mol
Ca = 40g/mol

CaO = 40 + 16 = 56g/mol
CO₂ = 12 + 2*16 = 12 + 32 = 44g/mol

Se pra cada mol de CaO usamos 1 mol de CO₂, e pede a massa de CO₂ para reagir com 4 mols de CaO, aplicando a Lei de Proust descobrimos que existirá 4 mols de CO₂. Agora basta multiplicar a massa molar de 1 mol de CO₂ (44g/mol) por 4.
44*4 = 176g
Será utilizado 176g de CO₂ para reagir com 4 mols de CaO
4 4 4
2014-06-26T16:28:19-03:00
A equação ja esta balanceada
A proporção é de 1 pra 1, se 1 mol de CO2 reage com 1 mol de CaO então 4CaO tem que reagir com 4CO2
Ou seja,
4CaO + 4CO2 --> 4CaCO3
Só substituir a massa molar do CaO e multiplicar por quatro e fazer o mesmo com o CO2
1 1 1