Por favor, me ajudem!!!
Gostaria de uma explicação de como se resolve essas questões pois me esqueci completamente alguns passos.. :(
O mais importante para mim é a resolução apenas. Muito obrigado desde já!

1) Qual a intensidade do campo elétrico de uma carga elétrica de -12 uC, num ambiente em que a constante dielétrica vale k= 5x10^9 Nm²/C², num ponto distante 2 cm dela? (1cm = 1x10^-2 m).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2) A figura mostra dois pêndulos eletrostáticos A e B feitos com esferas condutoras de mesmo raio, e eletrizadas por contato através de outro corpo eletrizado. Dessa forma, pode-se afirmar que:

a) a massa da esfera A é maior que a da esfera B.
b) a esfera B possui carga QB maior que a carga QA da esfera A.
c) a esfera A possui carga QA maior que a carga QB da esfera B.
d) a força elétrica sobre a esfera B é maior do que aquela que atua sobre a esfera A.

1

Respostas

2014-06-26T16:47:13-03:00
Para que você determine o campo elétrico de uma partícula eletrizada, você irá usar uma fórmula parecida com a usada para determinar a força elétrica. O campo elétrico (E) é E= \frac{K.Q}{ d^{2} } . Onde K é a constante dielétrica, Q é a carga em coulombs e d é a distância.
Colocando tudo no seu lugar:
E= \frac{9.10 ^{9}.12.10 ^{-6}}{ (2.10^{-2})^{2} }
E=27.10^7N/c
E=2,7.10^8N/c

Já a segunda questão, a resposta é a alternativa A.
O raio das esferas são iguais, logo o número de cargas que cada uma possui após a eletrização é igual. Sendo igual o número de cargas, a força que cada uma gera será igual ao que a outra também gera.
Se as forças são iguais, mas o deslocamento é diferente (a esfera B se deslocou bem mais que a A), concluímos que a esfera B possui menos massa (é mais leve) que a esfera A.
3 4 3