Quando a república foi proclamada no país (1889), a educação contava com uma das principais pautas dos líderes republicanos. Mas, mais uma vez, ela não se realizou. Mesmo com o fim do trabalho escravo, com a implantação do trabalho assalariado em larga escala, a formação do ser humano por meio das instituições de ensino não significou uma prioridade para o estado brasileiro. Sobre esta questão, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:

1. Mesmo fazendo parte da Constituição como uma obrigação do estado, a educação não foi estabelecida de forma clara. Nunca se implantou uma lei de diretrizes básicas da educação durante a Primeira República (1889 a 1930).

2. A presença da imigração e a necessidade de instrução para o voto foi, no discurso de parlamentares, associada à necessidade de instrução da população brasileira. Porém, coube aos estados reger a instrução.

3. Como não estava ligada diretamente à necessidade da vida do trabalho e não se vinculava ao cotidiano da maioria da população brasileira, a instrução não atingiu seu objetivo mínimo estabelecido pela Constituição da época.

4. Mesmo na relação com o voto, para o qual se exigia a alfabetização como condição para exercer a cidadania, a educação acabou restrita. Uma consequência é que parte considerável da população não participava das eleições do país.

ALTERNATIVASSomente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2013-07-18T19:50:44-03:00
As alternativas 2, 3 e 4 estao corretas.