Respostas

A melhor resposta!
2014-06-26T18:28:28-03:00
HipervitaminoseA hipervitaminose, ou excesso de vitaminas, também traz problemas a nossa saúde. Conhecida também como "envenenamento por vitamina" pode levar a sintomas tóxicos.

As dosagens excessivas de vitaminas A, B3 e B6 isolada (sem o Complexo B), algumas vezes são associadas aos efeitos colaterais de vitamina, entretanto os mesmos normalmente cessam rapidamente com a redução ou interrupção da ingestão das mesmas.

É importante ressaltar que nem todas as vitaminas geram um quadro de hipervitaminose. A vitamina C, por exemplo, tem sido utilizada em doses diárias 1000 vezes acima da dose diária recomendada, sem efeitos tóxicos, no tratamento de doenças graves, embora a super dosagem da vitamina C exerça um forte efeito laxativo em pessoas saudáveis.

As elevadas doses de suplementos minerais também podem causar intoxicação e efeitos colaterais, principalmente em suplementos que contenham ferro, incluindo multi-vitaminas, embora esse tipo de envenenamento seja bastante incomum.
Avitaminose A avitaminose é uma enfermidade gerada pela carência de vitaminas. É classificada segundo a vitamina em falta, embora, algumas vezes, tenha nome próprio. Por exemplo, a carência de vitamina A provoca a xeroftalmia (olhos secos); a falta de vitamina B1 provoca a beribéri (tremedeira); a pelagra (rigidez e descamação da pele) é ocasionada falta de vitamina B3; a anemia perniciosa (resistente ao tratamento com ferro)  ocorre pela falta de vitamina B12; o escorbuto, pela falta de vitamina C; o raquitismo infantil e osteomalacia nos adultos são doenças geradas pela carência de vitamina D. A carência de vitaminas pode ocorrer devido a sua falta na ingestão, por má absorção do intestino, má utilização metabólica, etc. A deficiência de vitaminas na ingestão geralmente se origina pela carência de recursos ocasionada pela miséria (falta de recursos para a alimentação), por dietas inadequadas, falta de alimentos frescos (como o caso do escorbuto dos marinheiros que não ingeriam frutas nem verduras).
1 5 1
2014-06-26T18:30:37-03:00
 HIPOVITAMINOSE.  E A FALTA DE VITAMINAS NO CORPO, E CAUSADA POR CAUSA DA MAL ALIMENTACAO.