Respostas

A melhor resposta!
2014-06-26T21:57:52-03:00
O x' e o x" são as raízes certo?

por exemplo: vc encontrou a soma 9 e o produto 20.

Agora vc se pergunta, quais números q eu somar vai dar 9 e se eu multiplicar vai dar 20?

Uma dica, comece sempre pelo PRODUTO.

Agora é só vc pensar um pouco.. 20 * 1 = 20 mas 20 + 1 = 21 então não é.
10 * 2 = 20 mas 10 + 2 = 12 então tbem não é.
5 * 4 = 20 e 5 + 4 = 9, então 5 e 4 são as raízes

x' = 4 e x" = 5.

entendeu?
2 5 2
Entendi simm, obrigada me salvou eksoeko :D
2014-06-26T22:27:12-03:00
Vou dar um exemplo de uma questão que resolvi aqui e é justamente o que estás a perguntar.
Ex:
Sem resolver a equação, determine a soma e o produto de sua raizes:
Soma (S) = -b/a; e
Produto (P) = c/a.
a)  y²+20y+19=0
a = 1; b = 20; c = 19
S = -b/a = -20/1 = -20
p = c/a = 19/1 = 19
Agora se quiser saber as raízes, basta colocar em forma de sistema e resolver:
x'+ x" = -20
x'.x" = 19 =====>>>> resolvendo o sistema, encontra-se as raízes.

Espero ter ajudado.
1 5 1