Respostas

2014-06-26T22:32:50-03:00
O DNA possui uma estrutura de dupla hélice. Duas fitas simples se entrelaçam formando uma estrutura espiralada. Essas fitas são unidas entre si pelos diferentes nucleotídeos, adenina, timina, citosina e guanina. O DNA é o responsável por armazenar todas as informações acerca dos genes que compõe o organismo.
Já o RNA possui uma fita simples. Não há uma fita complementar. É formado também por nucleotídeos adenina, citosina, guanina e uracila (que substitui a timina). Dentre as várias funções do RNA, as duas principais são o transporte de informações do núcleo ao citoplasma da célula e a formação do ribossomo (complexo de proteínas e RNA).

Portanto:
- DNA: Dupla hélice formada por A, T, G e C
- RNA: Fita simples formada por A, U, G, C
2 5 2
Sim,até ae eu entendo...Mais a questão que eu quero saber é sobre por exemplo..A estrutura composição e funçao
o acido nucleico num são o DNA E RNA ? certo.. A estrutura do dna e rna é diferente... e como podemos dizer que a estrutura do acido nucleico é de cadeia simples?
essas estruturas são teóricas. Até hoje não conseguimos ver a dupla hélice, conseguimos ver somente os indícios (a quantidade de guanina é proporcional á de citosina, de timina a de adenina). A estrutura foi deduzida com base no arranjo espacial atômico mais estável. Enfim, algo bem complexo mas que por enquanto funciona. Há uma corrente de pesquisadores que acredita que o dna tem 3 e não 2 duas fitas...
haaam.. entendi obrigada .. rsr