Alguem me explica porque é a letra a ? se no RNA não possui a timina?
O maior projeto do final do século é, sem dúvida, o Projeto Genoma Humano, que tem por objetivo seqüenciar todos os genes dos 23 cromossomos que compõem a espécie humana. Uma reportagem recente mostrou um gene totalmente seqüenciado com o seguinte trecho:
AAA AAT CAA GTA
Baseado em seus conhecimentos, identifique o segmento de RNA mensageiro formado a partir desse filamento.
a) UUU UUA GUU CAU
b) UUU UUT GUU CTU
c) AAA AAU CAA GUA
d) TTT TTA GTT CAT
e) TTT UUA GUU CAT

2

Respostas

2014-06-27T00:26:19-03:00
A -> U
G -> C
C -> G
T -> A

O trecho dado na questão é o de DNA. O trecho pedido é o do RNA mensageiro, pós transcrição do DNA.

[o DNA, unicamente, não tem uracila de base nitrogenada]
não.. o rna não tem a TIMINA..mais obg entendi a resolução! *-*
A melhor resposta!
2014-06-27T00:28:36-03:00
O RNA (o ácido ribonucleico) possui como bases nitrogenadas:
a adenina (A);
a uracila (U);
a citosina (C),
e a guanina (G).
Observe que no RNA não há a presença da base timina, em seu lugar entra a uracila.
A adenina faz par no RNA com a uracila, e a citosina com a guanina.
Para encontrarmos o segmento de RNA mensageiro, basta apenas trocar a base que está na sequência pelo ser par.
Sequência no DNA: AAA AAT CAA GTA
Sequência no RNA: UUU UUA GUU CAU
Observe que quando no DNA temos a timina (T) ela troca para A, é como se fosse o T fosse o U.
2 5 2
Isso isso... Obrigada *-*
de nada ^^