Alana estava procurando algumas noticias na internet quando leu a seguinte reportagem:
[...]
Um diamante branco já lapidado, com 84,37 quilates, foi vendido em um leilão realizado em genebra, na quarta-feira, quase 18,2 milhões de francos suíços (R$ 28 milhões) [...]

logo em seguida, alana se lembro que na mesma semana havia comprado uma caixa de grafites para sua lapiseira, que tinha lhe custado R$ 5,00 e pensou:"Como podem ter preços tão diferentes se são compostos do mesmo material?"
responda: A) Que tipo de substancias são o grafite e o diamante: puras ou compostas? justifique. B) Como você responderia a pergunta de alana?

2

Respostas

2013-07-19T23:55:14-03:00
A) são substâcias puras, pois são formadas ap3nas por carbono
  • PeH
  • Ambicioso
2013-07-20T03:22:48-03:00
A) O grafite e o diamante são classificados como substâncias puras, pois são compostas apenas por átomos de carbono ligados entre si. Relembrando conceitos, a designação de um corpo como substância pura requer o envolvimento de apenas um elemento químico em sua composição.

b) Ambos os materiais são compostos apenas de carbono, mas o valor de cada um ressalta sua valorização comercial, que acompanha sua beleza e sua raridade.

O diamante e o grafite são materiais alótropos, o que significa que consistem em materiais compostos por átomos de um mesmo elemento, cuja diferença está em seu arranjamento estrutural. Esta diferença é a única responsável pela diferenciação destes corpos: seus átomos são do mesmo elemento, mas se organizam espacialmente de forma diferente.

Esta organização, no caso do diamante, é mais difícil de ser formada. A estrutura espacial deste material é configurada de tal forma que muitos anos sob alta pressão e temperatura são necessários para que haja sua formação. O grafite, por outro lado, é significantemente mais fácil de ser formado.

Esta dificuldade de produção do diamante a períodos humanamente acessíveis faz com que sejam materiais raros para nós na natureza. Sua raridade e beleza faz com sejam altamente valorizados e cobiçados.