Dois trens trafegam em sentidos contrários com movimentos uniformes, com o primeiro a 18 km/h e o segundo a 24 km/h. Um viajante acomodado no primeiro observa que o segundo trem leva 13 segundos para passar por ele. Calcule o comprimento do segundo trem.
Resposta: 152 metros

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-27T13:23:20-03:00
Va = 18km/h = 5m/s
Vb = 24km/h s ≅ 6,7m/s

Trabalharemos com o conceito de VELOCIDADE RELATIVA ENTRE DOIS CORPOS.

Vr = Va - Vb
Como os trens têm sentido contrário, o módulo da velocidade deles também tem sentidos opostos, assim, obtemos a relação:
Vr = Va + Vb

Substituindo:
Vr = 5 + 6,7 = 11,7m/s

É importante ressaltar que o comprimento do trem vai ser a própria distância percorrida pelo outro trem no período de 13s. Dito isso, aplicaremos a fórmula da velocidade média, fazendo o uso da velocidade relativa.

Vm = D / t
11,7 = D / 13
≅ 152m




3 5 3
  • Usuário do Brainly
2014-06-27T14:08:38-03:00
Boa tarde!


V
¹= 18 km/h ⇒5 m/s
V
²= 24 km/h ⇒ 6,7 m/s
ΔT= 13 s
ΔS= ?

Calculando:

ΔS= 11,7.13
ΔS= 152 m