Bodes e cabras possuem um odor muito desagradável. Os responsáveis por isso são três ácidos, que, quando descobertos, receberam os nomes de capróico, caprílico e cáprico. Os nomes oficiais desses ácidos são, respectivamente, hexanóico, octanóico e decanóico. Escreva as fórmulas estruturais de cada um deles.

2

Respostas

2014-06-27T14:05:08-03:00
Pela nomenclatura (óico) tratam-se de ÁCIDOS CARBOXÍLICOS.

Hexanóico => CH3 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - COOH

Octanóico => CH3 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - COOH

Decanóico => CH3 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - CH2 - COOH

É isso.
Se fui útil não esquece da melhor resposta.
Abraços e bons estudos.
10 4 10
A melhor resposta!
2014-06-27T14:07:25-03:00
Hexanóico:
Fórmula estrutural: CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-COOH

Octanóico:
Fórmula estrutural: CH3(CH2)COOH

Decanóico:
Fórmula estrutural: CH3(CH2)₈COOH

Keep Moving.
6 4 6