Respostas

2014-06-28T23:56:06-03:00
Então há dois modos de você descobrir

O PRIMEIRO MODO é olhando o número de elétrons da camada de valência.

Considerando a regra do octeto para isso, você consegue dizer se ele será um cátion ou um ânion. como grande parte dos átomos estabiliza com 8 elétrons (regra do octeto) você consegue dizer dependendo da proximidade para com o número 8. 

por exemplo : vamos fazer a distribuição eletrônica do átomo de Cloro e vamos ver se a gente conclui se ele tende a formar cátion ou ânion :

₁₇Cl³⁵: distribuindo os 17 elétrons fica: 1 s^{2}2 s^{2}2 p^{6}3 s^{2}3 p^{5}

ou seja, na última camada em vez de possuir 8 elétrons o cloro possui 7 e portanto fica mais fácil receber 1 elétron para totalizar os 8 do que ter de perder todos os 7 elétrons.
Logo concluir que o cloro tende a formar ânios >> Cl⁻ << símbolo que indica que o cloro recebeu um elétron.

vamos ver o Sódio e fazer a mesma observação:

₁₁Na²³: distribuindo os 11 elétrons fica : 1 s^{2}2 s^{2} 2p^{6}3 s^{1}
   
Conclui-se que o Sódio tende a formar cátions Na⁺, pois ele possui apenas um elétron na sua última camada ficando mais fácil ele perder um elétron do que ter que receber 7 elétrons.

O SEGUNDO MODO seria conhecendo a tabela periódica. O número das famílias consegue dizer se um átomo forma cátion ou ânion, considerando apenas os elementos das família 1A 2A 3A 4A 5A 6A 7A. O cloro por exemplo pertence a famíliia 7A o que implica dizer que esses elementos tendem a formar ânions precisando receber apenas 1 elétron ''X⁻¹'' para totalizar 8, pois os átomos pertencentes à essa família possuem 7 elétrons na sua última camada. Já os da família 6A formam ânions precisando de 2 elétrons  ''X⁻²', porque os átomos dessa família possuem 6 elétrons na sua camada de valência. Os da família 1A já são o inverso, pois os elementos possuem 1 elétron na sua camada de valência precisando portanto perder 1 elétron para totalizar 8 X⁺¹. E assim segue o raciocínio para os outras família citadas, só cuidado com os da famíilia 4A, pois eles tendem a formar ora cátions, ora ânions, dependerá à quais elementos eles estarão ligados.  Pegou o raciocínio? 

Enfim em suma é o seguinte : Tenha uma boa base em distribuição eletrônica e em seguida estude bem a tabela periódica, pois eu mesmo não perco tempo fazendo distribuição, vou logo pela tabela periódica, mas eu faço isso pois sei o que está por trás desse raciocínio da tabela periódica.

Abraço!



Nossa, muito obrigada ! Me ajudou bastante, de verdade !
haha tranquilo estamos aí!