No mundial de 2007, o americano Bernard Lagat, usando pela primeira vez uma sapatilha 34% mais leve do que a média, conquistou o ouro na corrida de 1.500 metros com um tempo de 3,58 minutos. No ano anterior, em 2006, ele havia ganhado medalha de ouro com um tempo de 3,65 minutos nos mesmos 1.500 metros." Revista Veja, São Paulo, ago. 2008 (adaptado) Sendo assim, a velocidade média do atleta aumentou em aproximadamente".
A)0,0105
B)0,02
C)0,0411
D)0,0419
E)0,07

Não entendo a resolução dessa questão
Já vi duas resoluções
A primeira:
V =∆S/∆t
∆s =1500m
V1 = 1500/214,8 = 6,983 m/s
V2 = 1500/219 = 6,849
Regra de três simples:
6,983..............100%
(6,983-6,849).....x%

x = 1,919% ≈ 2,00% (Não entendo a parte da regra de três)

E a segunda:




ai faça a variação de velocidade



agora é só fazer a razão com a velocidade que era antes



(Não entendo o porque dessa divisão)



POR FAVOR, ME AJUDEM!

2
Estou tentando entender, de onde tirou esse cálculo? se o corredor fez em minutos antes de calcular você precisa converter a unidade pois para calcular velocidade ou é em Km/h ou m/s

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-27T20:01:16-03:00
Primeiro transforma minutos em segundos, só multiplicar por 60. Aí calcula a velocidade das duas provas e faz a razão entre elas. Como ta pedindo o aumento da velocidade média, é só dividir a maior velocidade pela menor. O resultado vai ser 1,019, aproximadamente 1,02, o que corresponde a 1+0,02. Resposta: 0,02 ou 2%
9 4 9
2014-06-27T20:09:10-03:00
Encontrei letra B

primeiro converti as unidades 3,58 min = 238 segundos
depois a segunda unidade 3,65 = 245 segundos
como fiz isso? 1 min é = 60s ou seja 3 min = 180 + os 58 = 238 

espero que tenha entendido essa parte

V = ΔS ÷ Δt 
V1 = 1500 ÷ 238
V1 = 6,12

V2 = ΔS ÷ Δt
V2 = 1500 ÷ 245 
V2 = 6,30

6,30 ______ 100
(6,30 - 6,12) ______ x
6,30x = 0,18 
x = 0,18 ÷ 6,30
x = 0,02

espero ter ajudado
21 4 21