Em uma caixa, há 2 bolas azuis, 3 bolas amarelas e 4 bolas pretas. Serão retiradas N bolas dessa caixa, simultaneamente e de forma totalmente aleatória. O menor valor inteiro positivo de N, para que se possa garantir que haverá bolas de todas as cores, é: 4 5 6 7 8

1

Respostas

2013-03-10T23:58:01-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Olá, Nice.

Para determinar uma quantidade de bolas que garanta que haverá bolas de todas as cores, devemos retirar uma quantidade de bolas que cubra todas as possibilidades de que haja pelo menos uma de cada cor.

Na caixa do problema temos: 4 bolas pretas, 3 bolas amarelas e 2 bolas azuis.

Se retirarmos 7 bolas, há uma possibilidade (única) de que estas 7 bolas sejam 4 pretas e 3 amarelas, ou seja, sem nenhuma azul. As outras possibilidades, dentro das 7 bolas, contemplam pelo menos uma bola azul.

Assim, para que tenhamos a certeza de que haja também uma bola azul e, portanto, bolas de todas as cores, devemos retirar mais uma bola.

Ou seja: 7 + 1 = 8 possibilidades.

Retirando-se, portanto, 8 bolas no mínimo, garantimos que haja todas as cores.

5 2 5