leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.

2
O que vc busca saber?
O que vc gostaria de saber em relação a isso?
resumir: leitura de mapas temáticos, físicos e políticos; tecnologias modernas aplicadas à cartografia.

Respostas

2014-06-28T14:06:58-03:00
A leitura de mapas de qualquer natureza somente é possível se o mesmo apresentar características o permitem, como legenda, orientação, escala, título, através destes podemos identificar a natureza de um mapa bem como o que este representa.
Atualmente são empregadas novas tecnologias para a construção de um mapa o que permite maior precisão e riqueza de detalhes na apresentação, permitindo basear-se com maior confiabilidade nos mesmos.
No entanto, não somente a tecnologia empregada influi na precisão de uma mapa. Mapas que representam grandes extensões territoriais, como as representação do planisfério, tendem a ser menos preciso pelo fato de, as distancias, terem sido drasticamente reduzidas para que seja feita sua representação.
Além das formas tradicionais de cartografia hoje também são muito utilizados mapas digitais que favorecem pela praticidade representada por eles, permitindo o facil manuseio e interpretação.
1 5 1
Espero ter ajudado!
muito obrigado pela sua resposta!
A melhor resposta!
2014-06-28T23:20:25-03:00
Para ser lido, um mapa possui o que se chama de convenções cartográficas:

- Escala - Fator de redução do terreno. Mostra o quanto houve de redução de forma gráfica ou numérica;

- Título - É o que o mapa se refere;

- Orientação - Há várias representações, indicando os pontos cardeais: cruzeta, seta para cima com o Norte no topo ou rosa dos ventos;

- Legenda - Mostra por cores, linhas ou símbolos os eventos geográficos no mapa;

- Fonte - Quem é o responsável pela produção do mapa;

- Coordenadas geográficas - É o georreferenciamento, as linhas de latitude e longitude.

Não importa qual mapa - físico, político, temático - o acima é requisito.
Sobre as tecnologias cartográficas há várias: o GPS, o teodolito, levantamentos aéreos, levantamentos geodésicos, imagens de satélite são os mais utilizados. Tudo é claro com necessidade de se ir a campo para confirmar as informações obtidas, se verdadeiras ou falsas.
2 5 2
muito obrigado pela sua resposta!
Disponha ;-)
:) vc saberia responder perguntas de física tbm???????