Em tomates,plantas altas são produzidas pela ação de um aleloEm tomates,plantas altas são produzidas pela ação de um alelo dominante(D)e plantas anãs,pela ação de um alelo recessivo(d).Além ,um gene dominante(P)produz caules peludos e seu alelo recessivos(p)produz caules sem pêlos.Uma planta alta e peluda é submetida a um cruzamento teste e em F1 todas as plantas obtidas são altas,sendo 50%de caules sem pêlos .Das alternativas abaixo,assinale a que apresenta corretamente os genótipos dos genitores deste cruzamento:
a)DdPp -DdPp.
b)DDPp-ddpp.
c)ddPp-DDPP.
d)DDPP-ddpp.
© 2014 MicrosoftTermosPrivacidade e cookiesDesenvolvedoresPortuguês (Brasil)

1

Respostas

2014-06-28T16:49:23-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Sabemos que:

Plantas altas : DD ou Dd
Plantas anãs : dd
Plantas peludas : PP ou Pp
Plantas não peludas : pp

O enunciado disse uma planta alta e peluda, por isso, seu genótipo é P_D_. Ela cruzou com outra planta, que não sabemos de nada. Porém, sabe-se o fenótipo dos descendentes, que são todas altas e 50% com pelo e 50% sem pelos.

50% - Altas peludas - D_P_
50% -  Altas não peludas - D_pp

Se todas as plantas que nasceram são altas, suas mães podem ser um homozigoto dominante e a outra homozigoto recessiva

Por isso, uma das plantas que cruzaram é DD e a outra pode ser DD, Dd ou dd.

Agora, na questão da presença de pelos, como 50% das plantas que nasceram eram sem pelos, isso nos mostra que as plantas que cruzaram são Pp e pp, pois:

Pp x pp

    P  p
p Pp pp
p Pp pp

50% Pp peludas
50% pp não peludas.

Por isso, a resposta correta é a alternativa:

b) DDPp x ddpp


1 5 1