Joana tem "dedos curtos"(braquidactilia). Ela tem dois irmãos mais velhos, Juca e José, ambos com dedos curtos. As duas irmãs mais jovens de Joana, Jessica tem dedos normais e juliana tem dedos curtos. A mãe de Joana tem dedos normais, e seu pai dedos curtos. A avó paterna de Joana tem dedos curtos e seu avô paterno, que já faleceu, tinha dedos normais. Ambos os avós maternos de Joana tem dedos normais. Joana casou se com Pedro que te dedos normais, e tiveram três filhos. Daniele com dedos normais, Carlos e jennifer com dedos curtos.

A- qual o mais provável José de herança de dedos curtos nessa família?

B- se Joana e Pedro tiverem outro filho, qual a probabilidade de que a criança tenha dedos curtos?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-29T01:32:26-03:00
Olá,
A primeira questão eu não entendi o que você pediu, pois está um tanto quanto estranho  ''José de herança?"

Para resolver a questão ''B'' você precisará montar o heredograma ( de forma bem seca, é uma árvore genética) destacando o caractere estudado que nesse caso é a braquidactilia. Segundo você deve considerar de que a braquidactilia é uma doença autossômica Dominante, pois ela aparece se manifestou em todas as gerações, por outro lado a condição normal (pernas e mãos normais) é autossômica recessiva. feito isso você vai chegar a conclusão de que o genótipo de Joana é ''Aa'' e o marido dela, o pedro, tem genótipo ''aa''

fazendo o cruzamento Aaxaa = Aa Aa aa aa , logo conclui-se que metade do genes possuem e braquidactilia. Como eles já estão indo para o quarto filho a chance será pouca, pois se para o primeiro é  \frac{1}{2} o quarto será  \frac{1}{2} x \frac{1}{2} x \frac{1}{2} x \frac{1}{2} = 0,0625 = 6,25%


1 5 1
Nossa não tinha reparado o erro, eu quis dizer modo de herança!! Obrigada pela ajuda :)
A sim, em relação ao modo de herança, é do tipo Autossômica dominante. qualquer coisa estamos aí!
2014-06-29T02:24:19-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Haah fiz na loucura da madrugada.Acho que troquei uns nomes ou errei alguns números, sei lá. Se ver algo de errado e não entender, avisa aí. 

Como disse, não entendi o que quer saber sobre o josé
Não tinha reparado o erro de "José" mas quis dizer modo de herança!! Muito bom, obrigada pela ajuda.