Na busca por negar o dominio colonialista-escravocrata,os negros recorriam a diferentes ações.Comente algumas destas ações.

1
Existiam vários tipos de resistência. A mais conhecida delas era a formação dos quilombos, que consistiam em refúgios construídos por grupos de escravos fugidos. É válido lembrar que só era aceito em determinado quilombo aquele escravo que fosse proveniente de uma mesma etnia ou de uma etnia aliada aquela do colombo. Ou seja, não eram todos os escravos que eram aceitos, pois nos colombos os negros buscavam manter suas tradições assim como suas rivalidades étnicas trazidas da Africa.
E quando não fugiam, os negros resistiam por meio do chamado Sincretismo cultural, que nada mais é do que mistura das crenças, ideologias e tradições africanas aos símbolos dessas mesmas vertentes que eram continuamente impostos pelos colonizadores. Exemplo: Quando os escravos eram obrigados a rezar para uma santa católica, em frente a sua imagem, eles rezavam pensando em Iemanjá, sua orixá.
Suicídios e abortos também eram formas de resistência.
obrigada!

Respostas

2014-06-28T20:34:17-03:00
Os negros fugiam das fazendase criavam acampamentos nas florestas para serem livres e ate mesmo atacar outras fazendas, que eram os quilombos; tentavam transmitir sua cultura escondido (capoeira, musicas, idioma) dos seus donos como resistencia a cultura nova.