Respostas

2014-06-28T22:29:01-03:00
Landsteiner juntamente com Wiener descreveram o fator RH. Colocaram hemácias do macaco rhesus no sangue de coelhos que produziu antígenos os fizeram com que o sangue dos macacos aglutinasse o que também aconteceu com o sangue humano, quando testado. A presença ou não destes antígenos é determinante no processo de doação sanguínea, pois um indivíduo que possui os antígenos (Rh+) está impedido de doar para um que não os possui o antígeno, pois pode provocar uma reação de incompatibilidade em doações futuras.


1 3 1
gostaria tbm dos grupos sanguineos ;)
Sistema ABO definido por Landsteiner quando percebeu que se misturasse sangue de um indivíduo com o de outro, as vezes ocorria aglutinação. Então definiu três tipos sanguíneos A, B e O, o tipo AB foi descrito posteriormente por De Costello e Starili. A pessoa que possui sangue do grupo A desenvolve o aglutinogênio A que entra em conflito com o sangue de uma pessoa que possui o sangue do tipo B, pois esta desenvolve o aglutinogênio B.
No entanto uma pessoa pertencente ao grupo O não desenvolve aglutinogênios, por esse fato pode doar para os outros tipos sanguíneos o portador de sangue O Rh-. E o sangue AB apresenta os dois tipos de aglutinogênios.
Obrigada