A floresta Amazonica e a maior planeta,sendo caracterizada como uma floresta equatorial e tropical.sobre essa formacao vegetal,confeccione um pequeno trabalho contendo uma imagem das florestas equatorial, e as seguintes questoes respondidas. A)como se condiciona as caracteristicas climaticas da regiao tropical? B)Quais sao as caracteristicas da floresta tropical? C)``As florestas tropicais, tais como a Amazonica,possuem solo pobre em nutrientes``.Essa frase e verdadeira? Explique. D)Diferencie a floresta tropical da formacao vegetal das savanas. E)Grande especies vegetais sao encontradas na floresta equatorial. Cite tres arvores e sua utilizacao economica. qual a condicao de preservacao delas? PORFAVOR E MUITO IMPORTANTE ME AJUDEM .....................

1
Gilciely, a Amazônia é de ambiente equatorial. No enunciado está tropical. Tem algum erro aí...
A floresta Amazonica e uma floresta (pluvial equatorial )e a maior floresta tropical do mundo , totalizando cerca de 40%das florestas pluviais tropicais do planeta.
Sim, correto!!!
Seu comentário mostrou...ela é equatorial. O enunciado da tarefa está tropical. Um é diferente do outro...
eu sei mais a professora colocou assim

Respostas

2014-06-29T12:04:05-03:00
A) A Amazônia não é uma floresta tropical. É equatorial. Qual a diferença. A floresta equatorial é sempre úmida, não possui estação seca. A floresta tropical possui período seco que varia de 1 a 3 meses, embora ambas sejam bastante úmidas. Conclusão: há melhor distribuição de chuvas na floresta equatorial.

b) Como já mencionado na opção a) a floresta tropical é muito úmida. Mas as chuvas se concentram no período de chuvas. A escassez é variável, dependendo do lugar, variando de 1 a 3 meses. Eis a diferença: Floresta Amazônica é equatorial, Floresta ou Mata Atlântica é tropical.

c) Sim, pois, por exemplo, as tentativas de cultivo de seus solos, tiveram relativa boa produtividade no começo, porém a produtividade caiu drasticamente com o passar dos anos.

d) A floresta tropical, possui grandes árvores (com até 50 metros de altura), é densa, úmida, biodiversa. A savana não é uma floresta. As árvores se distribuem de forma descontínua e são baixas. Possui extensos campos. O período seco é marcante, deixando a vegetação seca (amarelada). No Brasil chamamos essa vegetação de Cerrado, o 2° maior bioma do país.

e) Na floresta equatorial - Sumaúma, Seringueira, Babaçu. São usadas para navegação, obras, extração da borracha, óleos. Suas fibras também são aproveitadas para diversos fins como o artesanato por exemplo.
Na floresta tropical - Ipê, Pau-Brasil, Jequitibá. São usadas, ou já foram, para ornamentação, navegação, obras, corante para roupas, artefatos para violinos e fins medicinais.