Respostas

2014-06-29T21:27:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Do enunciado da tarefa:

a_6=a_1.a_4\\
\\
a_1.q^5=a_1.(a_1.q^3)\\
\\
q^5=a_1.q^3\\
\\
a_1=\frac{q^5}{q^3}=q^2\\
\\
a_1=\frac{4}{9}\\
\\
\boxed{a_n=\frac{4}{9}.a^{n-1}}


3 3 3
A melhor resposta!
2014-06-29T21:30:59-03:00
Olá 
para essa questão é o seguinte:

a₆=a₁.a₄

a₆ = a₁.q⁵
a₄=a₁.q³

Logo fazendo a substituição tem-se que:

a₁.q⁵ = a₁.a₁.q³

(corta 1 a₁ de cada lado e dividi por q³  <<(q elevado ao cubo)dos dois lados .

logo ficará assim:

q² = a₁

(como q vale 2/3, substitui elevando ao quadrado)

a₁ = 4/9

portanto sua P.G possui o primeiro termo igual a 4/9 e a razão 2/3

(( \frac{4}{9} ;   \frac{8}{27} ; \frac{16}{81} ;  \frac{32}{243} )
4 4 4
Sua resposta foi a mais clara
Obrigado, estamos aí!
Quem agradece sou eu.
;)