Respostas

A melhor resposta!
2014-06-30T11:37:22-03:00
Pai contra Mãe de Machado de Assis
Tempo: Século XIX
Espaço: Acontece no Rio de Janeiro
Personagens: 
Arminda - escrava
Cândido Neves  - caçador de escravos fugitivos que tem sérios problemas financeiros. Podemos perceber em suas características a inocência.
Clara - mulher de Cândido se mostra em praticamente toda a obra como a submissa.
Mônica - é a tia viuva
Conflito Central:  o autor mostra a miséria humana, através dos dramas paralelos de um pai contra mãe, lutando por duas vidas, o qual o indivíduo é capaz de aplacar sua consciência, mesmo tendo cometido o maior dos crimes, justificando a troca de uma vida por outra. 
Clímax: o pai chega ao extremo de ter que optar por colocar o bebê na Roda dos Enjeitados, para a criança não morrer de fome. No caminho vê uma escrava fugitiva, e entregando o menino para um senhor, sai em perseguição da negra. Pegando-a, ela lhe suplica liberdade e diz que está grávida e não quer um filho escravo. Nesse momento, miséria e escravidão entram em luta. Cândido vence, e entrega a escrava ao seu dono. Vítima de violência implacável de seu senhor a escrava negra aborta a criança que esperava. Cândido recebe pela caça o dinheiro de que precisa para poder ficar com o filho e sustenta-lo
Desfecho: O conto termina com a frase de Cândido que tenta justificar sua tirania: “Nem todas as crianças vingam...”.
5 5 5