Leia atentamente o texto:Myron R. Chartier nos apresenta cinco elementos críticos que contribuem para uma comunicação interpessoal eficaz. São eles: auto-imagem; saber ouvir; clareza de expressão; capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade; auto-abertura. Vamos destacar aqui dois desses elementos:
Auto-imagem - É o centro do seu universo, seu quadro referencial, sua realidade pessoal. Funciona como um visor através do qual o SER HUMANO percebe, ouve, avalia e compreende as coisas; é seu filtro individual do mundo que o cerca.
Auto-abertura - A capacidade de falar francamente sobre si mesmo pode facilitar a comunicação eficaz .
(Extraido e adaptado de Szacher, M.L. Costa Filho, J.B. A Qualidade e a Importância das Relações Interpessoais” disponível em:http://www.ogerente.com.br/novo/artigos_sug_ler.php?canal= 15&canallocal=47&canalsub2=151&id=692)
Com base no texto e nas discussões propostas pela aula, é possível afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. A comunicação interpessoal eficaz ocorre em função de um conjunto de habilidades que se complementam.
b. A autoimagem é o elemento central no processo de comunicação, pois é responsável pela percepção dos conflitos interpessoais.
c. Saber se expressar corretamente é o componente mais importante da comunicação interpessoal.
d. A comunicação eficaz é uma habilidade pessoal que independe do relacionamento interpessoal.
e. As pessoas podem promover um bom nível de comunicação ao cuidar de omitir críticas e opiniões.

1

Respostas

2013-07-21T23:48:08-03:00
Alternativa A. No início da pergunta é afirmado: "cinco elementos críticos que contribuem para uma comunicação interpessoal eficaz. São eles: auto-imagem; saber ouvir; clareza de expressão; capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade; auto-abertura". Dessa forma, concluo que para existir uma comunicação interpessoal eficaz é necessário um conjunto de habilidades que se complementam.