Respostas

A melhor resposta!
2014-06-30T18:15:24-03:00
Os primeiros seres vivos a surgirem no planeta, assim como qualquer ser vivo necessita de energia para realizar suas atividades celulares. O conjunto dessas atividades dentro da célula e as reaçoes quimicas recebe o nome de metabolismo, e acredita se que o metabolismo foi evoluindo de acordo com as condiçoes do ambiente na terra.
A hipotese heterotrofica diz que devido a grande concentração de nutrientes nos oceanos (local onde surgiu a vida), os primeiros seres desenvolveram uma maneira de aproveitar essa abundancia de nutrientes, consumindo-os, ou seja utilizavam compostos já existentes como fonte de energia (heterotoficos), e a maneira como faziam isso era atraves da fermentação. Com o tempo a composição da atmosfera foi mudando e alterando a concentração de elementos na agua, surgia uma grande quantidade de CO2. Para adaptar se a isso, apareceram seres que conseguiam utilizar o CO2 no seu metabolismo, os autotrofos, produzindo o O2 que começou a crescer em quantidade na atmosfera terrestre. A partir dai surgiu seres que conseguiam utilizar esse O2 para obter energia em maior quantidade e com reaçoes mais complexas que a fermentação, os aerobios. Dessa forma os seres passaram a ter um metabolismo mais complexo.
Na hipotese autotrofica os primeiros seres eram autotrofos, e utilizavam os compostos minerais para obter energia atrvés da quimiossintese, onde produziam materia organica para se alimentarem. Depois teria aparecido seres fermentadores, depois os que realizavam fotossintese, quando a composição da atmosfera mudou, e por ultimo os que realizam a respiração celular através do O2.
1 5 1