Por favor me ajudem....
boa noite alguem pode me ajudar nesta questao?
Numa caixa havia bolinhas de gude que foram repartidas entre 3 criancas. A primeria recebeu 25% do total das bolinhas contidas na caixa, a segunda recebeu 2/3 do total de bolinhas contidas na caixa e a terceira recebeu 30 bolinhas de gude. Quantas bolinhas de gude havia na caixa?

2
gente obrigado pela resposta rsrsrs esqueci de falar que era para o 6º ano do ensino fundamental.

Respostas

2014-06-30T20:25:57-03:00
Olá

primeiro vamos considerar que: o que as duas primeiras crianças receberam tem que ser igual ao total de bolinhas de gude menos os 30 que a terceira criança recebeu. Portanto fica:

0,25x +  \frac{2}{3}x = x - 30


multiplicando todo mundo por 3 para não trabalhar com fração fica:

3.0,25x +3. \frac{2}{3}x = 3x - 90 \\ 0,75x + 2x = 3x - 90 \\ 3x - 2,75x = 90 \\ x =  \frac{90}{0,25}   \\  \\ x = 360

portanto o total de bolinhas de gude é 360.

abraço!

1 3 1
A melhor resposta!
2014-06-30T20:26:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Do enunciado da tarefa podemos escrever a equação (e depois resolver):

x=\frac{x}{4}+\frac{2x}{3}+30\\
\\
12x=3x+8x+360\\
\\
12x-3x-8x=360\\
\\
x=360 \ bolinhas
1 5 1