Onde se encontram as riboses e as desoxirribose ?

1
Sim
Tu pode encontrar sozinho em suplemento alimentar para atletas.A ribose é comumente utilizada durante a atividade física como complemento para estimular a imediata produção de ATP pelas células musculares, permitindo aos músculos continuarem a trabalhar de forma otimizada.Uma boa dieta equilibrada de carboidratos é suficiente para nutrir o corpo desses compostos, sendo que a alimentação natural á mais rica pois possui vitaminas e sais minerais.
Em um bom prato de feijão, arroz, macarrão, farofa e frutas tu pode encontrar todo o suprimento de carboidratos.A sacarase (que tu colocou sucrase) é uma enzima que transforma a sacarose em glicose mais frutose, produzida no intestino. Só atua lá e não tem como ser ingerida via alimentação.
Obrgadooo !!:)
Denada

Respostas

  • PeH
  • Ambicioso
2013-07-21T18:50:42-03:00
A ribose e desoxirribose são açúcares (glicídios) encontrados na composição de ácidos nucleicos: o RNA e o DNA.

Ambos os ácidos nucleicos são constituídos por unidades menores que se repetem ao longo de sua extensão. Estas unidades são denominadas nucleotídeos.

Um nucleotídeo é uma espécie de "tijolo" constituinte destas moléculas, e cada um é composto por um agrupamento fosfato + uma pentose (isto é, um açúcar com cinco carbonos) + uma base nitrogenada. O RNA e o DNA são compostos por nucleotídeos, mas se diferenciam pelo fato de que o RNA possui como pentose a ribose (\text{C}_5\text{H}_{10}\text{O}_5) e o DNA possui a desoxirribose (\text{C}_5\text{H}_{10}\text{O}_4). Além disso, o RNA utiliza a base nitrogenada uracila ao invés da base adenina encontrada no DNA. As bases nitrogenadas podem ser adenina, timina, citosina e guanina para o DNA, e uracila, timina, citosina e guanina para o RNA.

A desoxirribose se diferencia da ribose apenas por possuir um átomo de oxigênio a menos e, por isso, recebe o prefixo "desoxi" em sua denominação.

1 5 1