Respostas

2012-12-02T12:32:34-02:00

Definição: Denomina-se cônica o lugar geométrico dos pontos de um plano cuja razão entre as distâncias a um ponto fixo F e a uma reta fixa d é igual a uma constante não negativa e. O ponto fixo é chamado de foco, a reta fixa de diretriz e a razão constante de excentricidade da cônica. Quando e = 1 a cônica é chamada de parábola, quando 0 < e < 1 de elipse e quando e > 1 de hipérbole.

 

Os principais elementos são Seções, Eixos e Centros.

 

(http://www.mat.uel.br/matessencial/superior/alinear/conicas.htm Neste link os principais elementos das cônicas são bem explicados, e também tem exercícios que você pode pegar para sua pesquisa e treinar seus conhecimentos.)

 

Relações importantes: Uma relação em um plano é qualquer subconjunto deste plano, mas as mais importantes relações, do ponto de vista prático, são as que podem ser representadas por linhas, como: retas, parábolas, circunferências, elipses, hipérboles.

Muitos confundem os nomes das linhas que envolvem regiões planas com as próprias regiões. Iremos colorir algumas regiões fechadas para dar mais destaque às curvas que as contém, que são as relações matemáticas.

 

A excentricidade é um parâmetro comum a todas as cónicas. A excentricidade na elipse e na parábola é a razão entre a distância focal e a distância entre os vértices.

1 5 1