O álcool etílico C2H5OH), usado como combustível, pode ser obtido industrialmente pela fermentação da sacarose (C12H22O11), representada simplificadamente:

C12H22O11 + H2O ⇒ 4C2H5OH + $CO{2}

Partindo-se de uma quantidade de caldo de cana que contenha 5 mols de sacarose qual a massa de álcool etílico produzida?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-01T11:34:28-03:00
   Partindo desta equação, temos:
 
              C_{12} H_{22} O_{11} + H_2O \to 4 C _{2} H_{5}OH + 4 CO_{2}

  Massas Molares:

         ⇒C_{12}H_{22}O_{11}   \to 342g/mol

         ⇒ C_{2} H _{5} OH \to 46 g/mol

    Partindo-se de uma quantidade de caldo de cana que contenha 5 mols de sacarose qual a massa de álcool etílico produzida?

         ⇒ Sabemos que 342 gramas de sacarose produzem ( 4 x 46 g/mol) 184 gramas de álcool etílico.

       342 gramas  de sacarose  -------------------   184 gramas de álcool etílico
               5 x 342 gramas             --------------------    x gramas de álcool etílico

342 x = 1710 g  x  184 g

342 x =  314640 g

x = 314640 / 342  ⇒ 920 gramas de álcool etílico.

4 4 4
2014-07-01T11:39:02-03:00
                                  
C12H22O11 +   H2O  ---------->  4 C2H5OH +  4 CO2
1 mol sacarose + 1 mol de agua = 4 mols alcool + 4 mol co2

1mol sacarose ---------------------- 4 mols alcool
          342g ------------------------------184 alcool 
            5x 342 ------------------------x
          x = 920g alcool
ou vc poderia apenas ter balanceado a equação e multiplicado 20 mols alcool pela sua massa 46 = 920g
5C12H22O11 +  5 H2O  ---------->  20 C2H5OH +  20 CO2
                                                     20 x 46 = 920g
         
5 4 5