Uma pessoa de massa 80kg está sobre uma balança em um elevador. Considere g=10m/s² e determine a indicação da balança para os itens a seguir.
a) Elevador parado ou com velocidade constante
b) Elevador subindo acelerado com a=4 m/s²
c) Elevador descendo freando com aceleração a=2m/s²
d) elevador descendo acelerado com a=1m/s²
e) elevador em queda livre

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-07-21T20:02:49-03:00
Temos que P - N = m*a

P=m*g

m*g - N = m *a

N = m*g - m*a

N= m* (g - a) // N = m*(g+a) (o sinal depende se o movimento é acelerado ou retardado).

a) N = m*(g-a)

N = 80 * 10 - 0
N= 800N (peso da balança).

b) N = m*(g+a)

N= 80 * 10 + 4
N= 1120N

c) N = m*(g+a)
N = 80 * 10+2
N= 80 + 12
N= 960N

d) N=m*(g-a)
N=80 * 10 -1
N= 80*9
N= 720N

e) N=m*(g-a)
N= 80 * 10 - 10
N=0N

2 5 2
2013-07-21T20:23:55-03:00
A) T = P = m.g = 80.10 = 800                               
elevador parado, força T = P

b) T - P = m.a -> T = P + m.a = m.g + m.a           
    T = m (g-a) = 80 ( 10-4) -> 80.6 = 480  
elevador sobre acelerado T > P

c) T - P = m.a -> T = P + m.a = m.g + m.a 
   T = m(g+a) = 80(10+2) = 80.12 = 960   
elevador desce movimento retardado P>T

d) P - T = m.a -> T = P - m.a = m.g - m.a -> T = m (g - a) = 80(10-1) -> 80.9 = 720
elevador desce acelerado P>T

e) P - T = m.a    porém a = g
   P - T = m.g
   T = P - m.g = m.g - m.g
   T = zero
elevador desce em queda livre P>T




1 5 1