Respostas

2014-07-01T13:28:33-03:00
Podes citar como semelhanças a permanência da sociedade patriarcal. Como diferença tem a inserção da mulher no mercado de trabalho, fora do comércio, tendo ela sido incluída em trabalhos braçais (obras); e seu papel como cidadã efetiva numa sociedade democrática em que à ela são permitidos os direitos de voto e segurança.
Com uma aprofundada nesses tópicos é possível criar um texto bem coeso. Boa sorte! :)
1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-01T14:03:31-03:00
      No período da Grécia clássica,a democracia grega era limitada e direta,ou seja,só  votavam grandes proprietários de terra,do sexo masculino e acima de 18 ano ;eles se reuniam em praça pública  e debatiam as decisões políticas.Dessa forma,a mulher não tinha nenhuma participação na democracia.O seu papel nessa época era apenas cuidar da casa e zelar pelo bem da família,de maneira resignada e obediente.
    Já na sociedade atual a democracia é representativa ,sendo assim homens e mulheres  a partir dos 18 anos são obrigados a escolher seus representantes.Com essa abertura a mulher percebeu que pode fazer mais do que afazeres domésticos e quer lutar pelo seu país.Ela já pode até mesmo  participar da política e exercer cargos considerados masculinos,como o caso da presidente Dilma Rousseff que tornou-se a primeira mulher na presidência do Brasil.contudo a conscientização da mulher como um ser que deve ter funções de igualdade com um homem só se concretizará efetivamente ,quando esta tornar-se independente política e economicamente.
   A mulher já tem tomado consciência de sua tarefa no mundo político em que está inserida e luta por um país mais digno,mas devido ás suas condições de fraqueza adquiridas ao longo da história,não avançou eficientemente.A mulher ainda é tida como objeto e seu trabalho muitas vezes nem é levado a sério.É comum os casos de mulheres ainda humilhadas e desrespeitadas por exercerem determinadas profissões pouco comuns para o sexo feminino.
   Dado o exposto,percebe-se que ao longo da história,a mulher tem conseguido alguns espaços de fundamental importância para sua participação no mundo político.Desde um salário equiparado ao recebido por homens no mesmo cargo até a inserção destas em cargos políticos.É desejo geral que a presença da mulher torne-se cada vez maior na política e que elas contribuam para a construção de um país mais democrático e igualitário.
2 5 2