Respostas

A melhor resposta!
2014-07-01T15:50:20-03:00
Senhores feudais : Donos de lotes de terras.
O poder era centralizado na mão desses senhores feudais, e eles arrecadavam impostos dos camponeses . O CLERO : Membros da igreja católica tinham grande poder, eles eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade, eles não precisavam pagar impostos e arrecadavam dízimos. A troca de produtos era comum na economia feudal, existia a moeda , porém era pouca usada. A economia era baseada na agricultura.
Na idade média a igreja católica é que comandava o cenário religioso, ela influenciava no pensamento das pessoas, e possuía grande poder  econômico.
As guerras no tempo feudal era a principal forma de obter poder, os senhores feudais se envolviam em guerras para aumentar suas terras e poder.
Na educação, apenas os filhos dos nobres que obtinham . Com o passar do tempo o feudalismo foi enfraquecendo , e o sistema capitalista foi tomando posse, o feudalismo entrou em crise com as mudanças sócias , politicas e econômicas , o renascimento comercial teve um grande papel da transição do feudalismo para o capitalismo . 
2 4 2
2014-07-02T02:00:05-03:00
O s nobres eram representados pela figura do senhor feudal. Detentor de terras, o senhor feudal tinha autoridade dentro de suas posses. Devido o direito do primogênito, muitos dos filhos dos senhores feudais acabavam ocupando outras funções. Boa parte deles formava a classe dos cavaleiros, designados para garantir a proteção militar do feudo. Em outros casos, um nobre poderia se ocupar da administração das terras de um feudo ou voltava-se para a vida religiosa, ocupando algum tipo de cargo clerical. Esse tipo de prática viria a mesclar as origens das ordens clericais e nobiliárquicas.

Em alguns casos um nobre detentor de um extenso número de terras poderia conceder parte delas para um outro nobre. Na chamada cerimônia de homenagem o nobre proprietário de terras (susserano) concedia parte de suas terras ou algum tipo de privilégio econômico a outro nobre (vassalo). Em troca, o vassalo prometia oferecer auxílio militar para a proteção das propriedades pertencentes ao seu senhor. O chamado contrato feudo-vassálico acontecia apenas entre indivíduos pertencentes à nobreza.

Ocupando classes intermediárias na sociedade feudal, havia os vilões e ministeriais. Os vilões era uma classe de homens livres que não tinham a obrigação de estarem presos ao trabalho nas terras. Em geral, prestavam pequenos serviços para o senhor feudal e poderiam se mudar para outro feudo a hora que bem entendessem. Os ministeriais exerciam funções administrativas e, em alguns casos, podiam ascender socialmente ocupando o cargo de cavaleiro.
1 2 1