Respostas

A melhor resposta!
2014-07-01T18:41:15-03:00
Questão 1) a)
Temos a equação SO2 + O2 → SO3, antes de tentarmos resolver vamos observar. Temos 1 S de uma 'lado' e 1 S do outro 'lado' (ok)
Temos 4 O de um 'lado' e 3 O do outro 'lado' (precisamos ajustar)
Você concorda que temos um O a mais no primeiro lado? Podemos balancear a equação se fizermos 0,5 x 2 (que é igual a 1), ficando a equação balanceada assim:
SO2 + 0,5O2 → SO3
Você também pode botar em forma de fração (0,5 = 5/10 = 1/2)
Lembre-se que você quer que tudo que está de um 'lado' seja a mesma quantidade do que está do outro 'lado', assim haverá um equilíbrio
b) N2 + H2 → NH3
Temos 2 N de um 'lado' e 1 N do outro 'lado' (ajustar)
Temos 2 H de um 'lado' e 3 H do outro 'lado' (ajustar)
Podemos equilibrar o N da seguinte forma: 
N2 + H2 → 2NH3
Agora só falta o H, mas atenção: agora temos 2 de um 'lado' e 6 do outro 'lado' (2x3=6)
Podemos equilibrar isso fazendo:
N2 + 3H2 → 2NH3
Agora a equação está completamente equilibrada.
Você vai fazendo assim nos exercícios seguintes, tentei explicar da melhor forma possível (essa parte da química é bem intuitiva pra mim), qualquer dúvida é só pedir ajuda!
2 5 2
2014-07-01T20:18:46-03:00
A primeira questão sobre balanceamentos certo? como você não especificou qual é a  letra da questão 1 então resolvi fazer todas por via de regra.

Então vamos lá: 

A-) 2SO₂ + 1O2 --------> 1SO₃

B-)1 N₂ + 3H₂ -----> 2NH₃

C-) 2HNO₃ + Ca(OH)₂  ----> 1Ca(NO₃)₂ + 2H₂O

D-) 3Mg + 2 H₃PO₄ -------> 1Mg₃(PO₄)₂ + 3H₂

E-) 2Fe(OH)₃ + 3H₂SO₃ -----> 1Fe₂(SO₃)₃ + 6H₂O

F-) 2CO + 1O₂  --------> 2CO₂

G-) 1Ca(HCO₃)₂ + 2HCl ------> 1CaCl₂ + 2CO₂ + 2H₂O

H-) 1C₂H₅OH + 3O₂ -------->  2CO₂ + 3H₂O

---------------------------

Dúvidas ou erros em quaisquer um destes balanceamentos é só falar que a gente resolve

abraço!