Respostas

2014-07-01T18:48:11-03:00
Período são as linhas horizontais da tabela periodica.
Família são as verticais, observe na tabela.

O elemento em questão é o zinco
2 5 2
A melhor resposta!
2014-07-01T18:50:39-03:00
O metal que esta no Grupo 12, ou família IIB, se chama Zinco(Zn). Para descobrir devemos fazer a distribuição eletrônica do Zn de n° atômico 30.
Zn(30)->1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10
Após fazer a distribuição constatamos que a camada mais externa está em "d" o que indica que está no grupo B, o período é indicado pela mais camada mais energética, ou seja, pela camada 4s2, onde descobrimos que o período é 4. E por fim para sabermos em qual das muitas famílias de B o elemento se encontra somamos o n° de elétrons na camada mais externa com os da mais energética(10 + 2 = 12), o número encontrado representa a família e 12 representa a família IIB.
2 5 2