Respostas

A melhor resposta!
2014-07-01T19:38:16-03:00
Eles estão inteiramente interligados pois: os hormônios paratormônio e calcitonina atuam no metabolismo do íon cálcio sendo importante no controle plasmático deste íon, ou seja, são responsáveis em manter o nível de cálcio plasmático dentro do normal sabendo que, 99% do cálcio presente no nosso corpo se encontra depositado em tecidos ósseos.
Quando o nível plasmático de cálcio se torna abaixo do normal, as paratireóides aumentam a secreção de paratormônio. Este faz com que a calcemia aumente, retornando ao normal.
Quando o nível plasmático de cálcio se torna acima do normal, as células parafoliculares da tireóide aumentam a secreção de calcitonina. Esta faz com que a calcemia se reduza, retornando ao normal.
Um aumento na secreção de paratormônio promove, nos ossos, um aumento da atividade osteoclástica, o que transfere íons cálcio e fosfato destes tecidos para o sangue. Além disso, o paratormônio aumenta também a atividade da membrana osteocítica que, por meio de transporte ativo, transfere grande quantidade de íons cálcio dos ossos para o sangue. Ambos os eventos promovem uma elevação da calcemia.
Um aumento na secreção de calcitonina promove, nos ossos, um aumento da atividade osteoblástica. Através desta, ocorre uma maior síntese de tecido ósseo (matriz protéica), o que atrai grande quantidade de íons cálcio e fosfato do sangue para este novo tecido.
Então: O paratormônio é o mais importante hormônio responsável pelo controle do nível plasmático de cálcio em nosso organismo.
1 5 1