Respostas

2013-07-22T13:55:22-03:00
Narrativo: narrar, contar um fato, tendo a narrativa, começo, meio e fim. 
Descritivo: como o próprio nome diz, é descrever um fato, sem intervenções.
Dissertativo: o texto dissertativo é um texto informativo que tem intenção apenas de transmitir conhecimento. Só que ele pode ser dissertativo/argumentativo. Nesse caso, além de informar o leitor, ele tem a intenção de persuadir o leitor sobre o seu ponto de vista. Esse é um dos tipos mais pedidos nas redações de concursos ou vestibulares.
2013-07-22T13:55:41-03:00
Texto narrativo é aquele que narra um fato. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura.
Elemento da narração:
Foco narrativo (1º e 3º pessoa);
- Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante);
- Narrador (narrador-personagem, narrador-observador).
- Tempo (cronológico e psicológico);
- Espaço

Texto descritivo tem como finalidade retratar a descrição de dois pontos de vista, o subjetivo e o objetivo.
No ponto de vista sujbetivo perfaz-se de uma linguagem mais pessoal, na qual são permitidas opniões e expressões de sentimento do escritor. No objetiva, o principal é relatar caracteristicas do objeto de modo preciso, isentando-se de comentários pessoais.
Texto dissertativo é um texto de obra mais teórica, visa falar de um determinado tema, desdobra-lo em todos os aspectos. O autor defende um ponta de vista, incrementa uma forma de pensar e defende um ponto de vista.