Respostas

2014-07-01T22:48:49-03:00
Veja a oração:
“Os organizadores não tinham fundamento para classificar o candidato reprovado.”
O verbo classificar, então, compõe o Predicado Verbal, pois tem verbo significativo, ou seja, indica neste caso, uma ação.
Refere-se a um verbo transitivo direto, pois quem pratica a ação de classificar, classifica algo. Assim, ele não precisou de preposição, tendo, portanto, como complemento um objeto direto.
6 4 6
A melhor resposta!
2014-07-02T00:19:26-03:00
Verbo classificar é transitivo direto, portanto o seu complemento é um objeto direto.
Para você entender melhor faça a pergunta sempre ao verbo.
Por exemplo: Ela classificou todas as assinaturas - Ela classificou o quê? Quando a pergunta é o que, o objeto é direto. Mas se você diz: Ela gosta de doce - Ela gosta de quê? Já aparece uma preposição (de), objeto indireto.
4 4 4