Uma cidade possui dois jornais: O CORREIO DA CIDADE e a FOLHA MATUTINA. Em uma pesquisa, os resultados mostraram que 15% da população prefere O CORREIO, 30% prefere a FOLHA MATUTINA e 5% toma conhecimento das notícias por meio da rádio local. Sabendo que o número de leitores de jornais é de 21000, qual é o número de habitantes da cidade?

2
Aproximadamente 46666,6 habitantes, uma simples regra de 3 a população que le jornal são 45% o número de leitores do jornal é 21000,logo:45% - - - - - - - - - - - - - 21000
foi mal nao tinha visto a resposta ! sou novo aqui !

Respostas

A melhor resposta!
2013-07-22T15:43:07-03:00
Temos 2 jornais,que englobam 15+30= 45% da população e isso corresponde a 21000.

Agora,podemos fazer uma regra de 3:

21000 pessoas >> 45%
x pessoas >>>>> 100%
45x=2100000
x=2100000/45
x= 46.667 habitantes.

6 3 6
2013-07-22T19:21:47-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Karina,
Seja P a população.
Do enunciado:
0,15P + 0,30P + [1 - (0,30 + 0,15)]P = P
0,15P + 0,30P = 21000
21000 + 0,55P = P
21000 = P - 0,55P
          = 0,45P

P = 21000/0,45 = 46666,6666..
P = 46667 habitantes
3 2 3