Determine o comjunto soluçao em c da equaçao:

x3+3x (ao quadrado)-46x+72=0
sabendo que 2 é uma de suas raizes.


2
não encontro essa raiz com valor 2, escreva de novo, nos comentários sua equação.
x ao cubo + 3x ao quadrado - 46x + 72 =0
essa ai
SBE POR BASKARA?

Respostas

2014-07-02T18:28:25-03:00
Oi Mari.

É só usar o dispositivo do Briot Ruffini.

O exercício já nos deu um raiz que é o 2, agora basta fazer a tabelinha.

2| 1 3 -46| 72

O objetivo é fazer com que dê 0 no final e funciona assim:
Você desce o primeiro número que é o 1, multiplica pela raiz que é 2 e soma com o próximo termo, aí basta ir fazendo isso até o último.

2|1 3 -46| 72
   1 5 -36  0

Agora a equação ficou assim.
x²+5x-36=0

Agora é só resolver a equação e acharemos as outras duas raízes.
Irei fazer por SOMA e PRODUTO.

S=(-9)+4=-5\\ P=(-9)*4=-36

Prontinho, temos como solução:

S=\{ -9,2,4\}
2 3 2
obrigada DEUS ABEMÇOE.
VC SABEPOR BASHKARA?
A melhor resposta!
2014-07-02T18:34:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vamos fazer pelo modo Briot-Ruffini.

Temos uma das raízes, por isso, substituímos: pegamos somente os termos acompanhado do polinômio


   | 1 3 -46 72
2 | 1 5 -36 0

Caímos numa equação do 2° grau:

x²+5x-36=0

Agora, resolvendo:

Δ =5²-4(1)(-36)
Δ =25+144
Δ = 169

x = -5 +  ou 13 / 2

x' = -5+13 / 2 = 8/2 = 4

x'' = -5-13/2 = -18/2 = -9

Portanto, a solução do exercício é:

S(-9,2,4)




2 3 2
VC SABE BOR BASHKARA/
só conheço dessa maneira.
ok
obrigada
por nada :)