Classifique os predicados em: (PV) verbal ou (PN) nominal.

a) O professor permaneceu sentado durante a palestra do diretor. ( )
b) Imediatamente, o médico socorreu o pequeno menino. ( )
c) O ônibus quebrou durante a viagem de férias. ( )
d) O aluno ficou pensativo durante o todo teste. ( )
e) O arquiteto estava preocupado com o projeto. ( )

2
A letra (e) é predicado verbal embora pareça nominal porque o verbo é auxiliar, porém no caso não. Muito cuidado com isso, até os professores confundem. O aluno ficou (durante todo o teste) adjunto adverbial de tempo PENSATIVO - é predicativo do sujeito - PORTANTO ESSE PREDICADO É VERBO NOMINAL. Pode procurar saber até de um gramático. Converse com seu professor.

Respostas

A melhor resposta!
2014-07-02T20:20:06-03:00
a) O professor permaneceu sentado durante a palestra do diretor. (  PN   )
b) Imediatamente, o médico socorreu o pequeno menino.             (   PV   )
c) O ônibus quebrou durante a viagem de férias.                           (     PV   )
d) O aluno ficou pensativo durante o todo teste.                            (    PN    )
e) O arquiteto estava preocupado com o projeto.                           (   PV     )



7 4 7
2014-07-02T21:10:30-03:00
Pronome N Pronome V PronomeV PronomeN pronomeV
1 5 1