Por que o gas cfc prejudica a camada de ozônio?explique?

2
Porque ele reduz a camada de ozônio.Os CFC’s contribuem para a destruição da camada de ozônio, eles atravessam as camadas mais baixas da atmosfera e se acumulam nas camadas superiores da estratosfera, a radiação U.V. ocasiona a fotodecomposição das moléculas de CFC’s e estas liberam o cloro que é um catalisador da destruição de ozônio. Um átomo de cloro pode destruir até cem mil moléculas de ozônio.

Respostas

2014-07-02T21:45:40-03:00
O átomo de Cloro é um catalisador poderoso que destrói as moléculas de Ozônio, permanecendo intacto durante todo o processo. Uma vez na alta atmosfera, o cloro leva muitos anos para descer à baixa atmosfera. Neste período, cada átomo de Cloro destruirá milhões de moléculas de Ozônio. A reação de destruição do Ozônio é bastante simples, uma vez que esta molécula é extremamente reativa na presença de radiação UV e Cloro.

A decomposição fotoquímica do Cl2F2C libera o átomo de cloro, que reage com o O3, resumidamente, assim:

Cl + O3 -> ClO + O2
ClO + [O] -> O2 + Cl
1 5 1
2014-07-02T22:08:38-03:00
Os CFCs liberam na atmosfera moléculas do Gás Cloro que se associa as moléculas de Ozônio e torna essa moléculas incapazes de impedir que os raios solares UVA e UVB atravessem e prejudiquem a saúde da população.