Leia o texto abaixo, interprete-o e responda o que se pede a seguir:Se o homem não tem oportunidade de desenvolver e enriquecer a linguagem, torna-se incapaz não só de compreender o mundo que o cerca, mas também de agir sobre ele. Na literatura, é belo (e triste) o exemplo que Graciliano Ramos nos dá com Fabiano, personagem principal de Vidas Secas. A pobreza de vocabulário prejudica a tomada de consciência da exploração a que é submetido, e a intuição de sua situação não é suficiente para ajudá-lo a reagir.Outro exemplo é apresentado pelo escritor inglês George Orwell no seu livro 1984, em que, num mundo do futuro, dominado pelo poder totalitário, uma das tentativas de esmagamento da oposição crítica, consiste na simplificação do vocabulário levada a efeito pela "Novilíngua".Nesse processo, toda a gama de sinônimos é reduzida cada vez mais: pobreza no falar, pobreza no pensar, impotência no agir. Assim, se a palavra, que distingue o homem dos outros seres vivos, se encontra enfraquecida na sua possibilidade de expressão, é o próprio homem que se desumaniza.Qual a relação entre linguagem e cultura?

(a)
A linguagem é a expressão do pensamento.

(b)
Não há linguagem sem cultura e nem cultura sem linguagem, uma complementa a outra e possibilitam a evolução humana.

(c)
A linguagem é de importância vital para a sociedade humana, sem ela não há sociedade. É a palavra, que distingue o homem dos outros seres vivos.

(d)A complexidade da linguagem dificulta a comunicação, causando interpretações equivocadas que acabam resultando em conflitos.

(e)
Uma linguagem simples facilita e agiliza a comunicação, todos entendem sem complicações.

1

Respostas

2014-07-02T22:33:16-03:00