preciso urgente de ajuda nessa questões. PLEASE!!! preciso com os calculos completos

1)determine os cincos primeiros termos de uma PA, em que o primeiro termo é 10 e a razão é r = 3.


2)Qual o vigésimo termo da PA (-8,-3,2,7,...)?


3)Qual o décimo quinto termo da PA (4,10,...)?


4)Numa PA de razão 5, o primeiro e o último termo,respectivamente, são 4 e 44. Quantos termos tem essa PA?


5) Quantos são os inteiros múltiplos de 7 e menores que 1000?

2

Respostas

2014-07-03T00:33:47-03:00
1) a1=10 e r=3 Portanto a PA será (10,13,16,19,22)
2) a1= -8 e r= 5 Portanto  a20=a1+19.r  ; a20=87
3) a1=4 e r= 6   Portanto a15=a1+14.r  ;  a15=88
4) a1=4 an=44 e r=5 Portanto an=a1+(n-1).r ; 44=4+5.(n-1) ; n (numero de termos)=9
5) a1=7 an=994 e r=7 Portanto 994=7+(n-1).7 ; n=142

Qualquer duvida sobre as resoluções deixa no comentário que eu respondo.
1 5 1
A melhor resposta!
2014-07-03T00:38:35-03:00
1) 1°= 10
    2°= a1+r = 10+3= 13
    3°= a2+r= 13+3= 16
    4°= a3+r = 16+3= 19
    5°=  a4+r= 19+3= 22     pa=(10,13,16,19,22)

2) (-8,-3,2,7...)           an=a1+(n-1).r
a1= -8                      a20= -8+(20-1).5
a20=?                      a20=-8+19.5
n=20                        a20= -8+95
r= 7-2 = 5                 a20=87               resposta=87

3)(4,10..)                  an=a1+(n-1).r
a1=4                        a15= 4+(15-1).6
a15=?                       a15=4+14.6
n=15                         a15= 4+84
r= 10-4=6                  a15= 88                resposta=88

4)                        an=a1+(n-1).r
a1=4                    44=4+(n-1).5
an=44                  44=4+5n-5
n=?                     44-4+5=5n
r=5                      45=5n
                           45/5=n
                           n= 9                   resposta= possui 9 termos essa p.a

5) a1=7             an=a1+(n-1).r
    an=994         994= 7+(n-1).7
     n=?             994=7+7n-7
     r=7              994+7+7=7n
                        994=7n
                        994/7=n
                         n=142                      resposta= 142
                           
1 5 1
De nada'. Quando precisar pode contar
ok, precisarei sim kkkkk
rs' só chamar
Oiiii, olha eu de novo preciso das respostas para estas questões, se puder me ajudar fico muuito agradecida
1) calcule a razão das progressões aritméticas a seguir :
a) (3,9,15,21,...) b) (6,11/2,5,9/2,4)

2) Numa progressão aritmética, o oitavo termo é igual a 16 e o décimo termo é igual a 20. Calcule o primeiro termo e a razão desta PA.
3) Uma harpa deverá ser construída tendo 13 cordas equidistantes. os comprimentos da maior e da menor corda são, respectivamente, 1,8m e 0,6m. Sabendo-se que os comprimentos das cordas estão em PA, determine-os.

4) Sabendo que (x+1),(3x-2) e (2x+4) formam nessa ordem, uma PA, calcule o valor de x e a razão dessa PA.