Sobre a origem dos seres vivos, duas teorias sustentaram uma polêmica nos meios ciéntíficos, até fins do século XIX: a teoria da geração espontânea (abiogênese) e a teoria da biogênese. Faça um comentário sucinto sobre tais teorias, explicando também como foi solucionada a polêmica.

1

Respostas

2014-07-03T10:18:00-03:00
Abiogênese: Em sua base, dizia que os seres surgiam do nada. Haviam cientistas que afirmavam coisas absurdas baseando-se nisso, afirmavam que uma camisa suada no canto da uma sala, com farinha e queijo formaria ratos, uma jaca que cai do pé dá vida a cordeiros e o lodo do fundo do mar dá origem aos patos, dentre outras. Basicamente, matéria bruta + energia de ativação = vida, foi desbancada por Pasteur com seu experimento do pescoço de cisne.
Biogênese: Ainda aceita até hoje, a vida se origina de outro ser vivo já existente, suporta a teoria da evolução. Onde o homem evoluiu dos primatas por exemplo, onde os animais cruzam e dão origem a prole com características derivadas dos parentais.
19 4 19
agradecida!! obg
ei e como foi solucionada esta polemica ?
Pasteur provou que os micro-organismos não simplesmente surgiam numa sopa nutritiva por exemplo. Ele ferveu a sopa em um recipiente que permitia a entrada de oxigênio, desbancando a ideia de que "falta oxigênio" nos recipientes onde se testava. Então ele ferveu e deixou em exposição por dias, porém ali não se proliferavam bacterias, logo afirmaram que ao aquecer ele havia acabado com a capacidade de criar vida da sopa. Porém em seguida Pasteur chama todos ao salão onde estava exposto o
recipiente e quebra-o, permitindo o acesso de micro-organismos do ar a sopa. E no dia seguinte já havia apodrecido a sopa, daí, Pasteur provou a todos que a vida que se criava em carnes e comidas podres vinha na verdade do ar, não da própria comida.
muito obrigadaa